Cachoeira do Tombador - Serra do Cipó

Cachoeira do Tombador na Serra do Cipó

Já conhece a Cachoeira do Tombador na Serra do Cipó?

Localizada no Parque Nacional da Serra do Cipó e dona de uma beleza singular, a Cachoeira do Tombador, na Serra do Cipó, é uma excelente opção para quem busca descanso e um pouco de aventura.

A apenas cem quilômetros de Belo Horizonte fica um dos recantos mais bonitos de Minas. Além das cachoeiras, grutas e trilhas, a região da Serra do Cipó abriga ainda diversas pousadinhas charmosas – perfeitas para abrigar os adeptos dos esportes de aventura como rapel, ciclismo, alpinismo, trekking e rafting.

Parte da área está protegida dentro do Parque Nacional da Serra do Cipó. A porta de entrada para a reserva é a cidadezinha de Santana do Riacho e seu distrito, chamado Serra do Cipó, que também guardam belos cenários.

A cachoeira do Tombador possui aproximadamente 12 metros de altura e para chegar até a queda é necessário passar por dentro do rio (pela beirada) e chegar até as pedras do outro lado ou pela margem, porém, não tem trilha bem demarcada. A cachoeira é linda, com águas cristalinas e frias. Possui dois ótimos poços para banho, que se formam logo após a queda, mas, o segundo poço é o melhor, com partes mais rasas e o chão forrado de pedrinhas e pequenos lambaris.

O Tombador é a primeira cachoeira do rio Bocaina descendo a partir do Travessão. Uma cachoeira linda e pouco visitada devido ao acesso. Escondida no meio da mata ciliar, tem duas quedas e excelente poço para banho.

Devido a sua localização, sugerimos que contrate um guia na Serra do Cipó, para evitar contratempos e para garantir a sua segurança e dos seus acompanhantes.

Sugerimos também que faça reserva com antecedência nas pousadas da Serra do Cipó, evitando imprevistos indesejados. Para consultar restaurantes e eventos na Serra do Cipó, basta clicar no link correspondente no menu do site.

Deixe um comentário