Cachoeira Véu da Noiva

Cachoeira Véu da Noiva

Cachoeira Véu da Noiva

Imagine uma área verde, ar puro, cachoeira, canto dos pássaros…  estamos falando da Serra do Cipó, a apenas 90 km de Belo Horizonte. Nossa dica de hoje é a cachoeira Véu da Noiva. Confira!

O título de “Jardim do Brasil” dado pelo paisagista Burle Max a Serra do Cipó, em 1950, faz jus a um dos conjuntos naturais mais exuberantes do planeta. Extremamente variada e diversa, a vegetação da região apresenta alto grau de endemismo, um dos maiores do mundo, e ainda abriga a mais extraordinária amostra de Campos Rupestres do Brasil, além de uma fauna representativa e composta de várias espécies ameaçadas de extinção.

Cachoeira Véu da Noiva
Cachoeira Véu da Noiva na Serra do Cipó

A topografia acidentada da Serra do Cipó e a grande quantidade de nascentes formam diversos rios, cachoeiras, cânions e cavernas de excepcional beleza natural. Por ser rica em cursos d’água, a Serra do Espinhaço, onde está assentada a Serra do Cipó, divide duas importantes bacias hidrográficas brasileiras: a do São Francisco e a do Rio Doce.

A região da Serra do Cipó é repleta de belíssimas cachoeiras e nossa dica do dia é a famosa cachoeira Véu da Noiva.

A Cachoeira Véu da Noiva na Serra do Cipó é um dos atrativos mais conhecidos da região e se encontra dentro da propriedade da ACM, fora dos limites do Parque. São três quedas imensas, sendo a última com aproximadamente 120 metros formando um poço de acesso íngreme. No local é possível praticar rapel por pessoas experientes. Seu acesso é pela rodovia MG-010, passando por dentro do distrito de Cardeal Mota, ou melhor, Serra do Cipó.

A entrada é cobrada e o movimento fica intenso nos feriados, por conta da piscina natural e do fácil acesso (cinco minutos de trilha). Para manter preservado o ambiente é importante respeitar algumas regras:

  • Não é permitido bebida alcoólica na beira da cachoeira
  • Não é permitido levar garrafas de vidro. Imagine se ela quebra…
  • Não é permitido fazer churrasco na beira da cachoeira
  • Não deixe lixo na mata, rios ou no caminho para a cachoeira
  • Não faça fogueiras, não jogue guimba de cigarro no chão. Evite incêndios na mata.

Aproveite o melhor da Serra do Cipó sempre respeitando o meio ambiente. Sugerimos que faça sua reserva com antecedência nas Pousadas da Serra do Cipó. Você também pode consultar os restaurantes e eventos da Serra do Cipó.

Tenha uma estadia incrível em um dos lugares mais lindos do Brasil.

Gostou das informações? Comente!

Deixe um comentário