Noite no açude show do Berimbrow na Serra do Cipó

Show Berimbrown e mostra de documentários na Serra do Cipó

Show Berimbrown na Serra do Cipó

Comunidade do açude na Serra do Cipó recebe Show do Berimbrown e mostra de documentários.

Conhecida como os Jardins do Brasil, a Serra do Cipó é destino perfeito para os amantes da natureza, do turismo gastronômico, dos esportes de aventura e de quem procura sossego, descanso e repor as energias. A Serra do Cipó também é local de cultura e tradição.

Neste sábado, dia 08 de outubro, você também poderá conferir um super show do Berimbrown, na Serra do Cipó e uma mostra de documentários, fruto de diversas pesquisas.

Berimbrown show Lamparina que decorre de todo este processo de pesquisa e o entendimento do filme/documentário “Lamparina Bantus nas Minas Gerais”(25mts), idealizado e dirigido por Ramon Lopes – Mestre Negoativo. O Média-metragem aborda Minas Gerais e sua cultura Bantu, a história e a realidade do povo quilombola da região de Diamantina, São João da Chapada, Quartel de Indaiá, Bangua e Macaquinho. A luta pela sobrevivência sem o garimpo, seus costumes e tradições como o Chula, a Folia de Reis e os vissungos, raro vocabulário em extinção da língua do Banguê, com seus rituais e fundamentos de “multa e rede” (ritual de enterro). Com um repertório que enfatiza e reconsidera a trajetória dos trabalhadores historicamente situados à margem da sociedade, as letras tratam desde um passado de trabalho forçado nos garimpos ate o domínio do capital financeiro na contemporaneidade. A musicalidade da matriz africana ancestral se faz presente juntamente com o groove dos anos 70. Num embalo de James Brown, Hip-Hop, capoeira, vissungos e os tambores de Minas, o Berimbrown promete fazer o público se agitar ao som de músicas que animam não só ao corpo, mas que também convidam o ouvinte a repensar os desdobramentos do atual processo de globalização.

Documentário – TANÇA
Sinopse: Tança, africana escravizada na região da Serra do Cipó, Minas Gerais, é a matriarca ancestral do Quilombo do Matição, que teria vivido cerca de 130 anos. Constantina Augusta dos Santos, a tia Tança, renasce vigorosa na memória de seus descendentes mais velhos: 6 irmãos da família Siqueira, que mantém com impressionante lucidez e riqueza de detalhes a história do quilombo.
Realizadores: Irmandade dos Atores da Pândega e Associação Quilombola Mato do Tição
Duração: 30 minutos
Formato: documentário
Ano: 2015
Local de realização: Quilombo do Matição – Jaboticatibas – MG
quilombo.

Documentário – CANDOMBE DO AÇUDE
Documentário sobre a comunidade Quilombola da Serra do Cipó, comunidade do Açude. Como foco principal o Candombe, importante e centenária manifestação cultural e religiosa.

A proposta que esta ação Artística aquilombada aconteça em outras comunidades quilombolas como no Matição e em São João da Chapada.
Otê…Aiô!!!
Salve!
Berimbrown na Área! A Lamparina Num Pode Apagá!!!

Local: Serra do Cipó – Comunidade do Açude
No Terreiro da Casa de Dona Mercês
Horário: 19h as 23h
Barraquinha com caldos e bebidas
A entrada é gratuita

Aqui no Portal Serra do Cipó você ainda pode conferir as opções de Pousadas na Serra do Cipó, Restaurantes, cachoeiras e Guias Turísticos.

Deixe um comentário